15/10/2021

Câncer de mama em pets

 | Ponto Vet

No mês de outubro vemos em todos os lugares campanhas de conscientização para o controle do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa. Essa data, além de muito importante para mulheres, deve ser lembrada para gatos e cães, já que essa doença atinge cerca de 45% desses pets no Brasil.

O câncer de mama, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, atinge cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas, sendo 5% dos casos diagnosticados como tumores malignos. Infelizmente, os dados indicam que 20% dos diagnósticos são tardios, dificultando o tratamento dos pets.

Por isso, nossa equipe do Hospital Veterinário Ponto Vet trouxe esse conteúdo exclusivo para a Campanha do Outubro Rosa. Com nosso artigo você vai entender como identificar sintomas e o tratamento, para garantir maior qualidade de vida pra sua amiguinha. Confira!

 

Principais sintomas

O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para o tratamento da doença funcionar. Por isso, é importante saber identificar os sintomas típicos da doença como, por exemplo:

  • Secreções nas mamas com odor desagradável;
  • Dilatação ou inchaço das mamas;
  • Caroços na região das glândulas mamárias
  • Dor ou incômodo frequentes na região.

É preciso dizer também que a doença pode se manifestar de formas diferentes em cada pet, por isso nem sempre os sinais clínicos serão tão evidentes. Por esse motivo, o diagnóstico deve ser feito a partir de exames clínicos, feitos por profissionais qualificados.

 

Tratamento

O câncer de mama em pets tem cura, principalmente quando é diagnosticado precocemente, possibilitando uma vida de qualidade após o tratamento.

Após o diagnóstico feito pelo médico veterinário, a primeira opção é uma cirurgia, na qual se remove totalmente o tumor e a cadeia mamária. Caso o tumor seja benigno, a cirurgia é o suficiente para a recuperação do animal, mas em casos de neoplasias malignas, pode ser preciso tratamento como a quimioterapia.

Após o tratamento, o acompanhamento é de extrema importância para a prevenção contra a metástase, pois quando o tumor se espalha para outras partes do corpo, torna-se mais complicada a recuperação e a chance de sobrevivência. 

Infelizmente não existe um remédio para o câncer de mama em pets, mas durante o tratamento o veterinário responsável vai receitar medicamentos para o controla da dor.

 

Como evitar câncer de mama em pets?

Não há forma de prevenção garantida contra o câncer de mama, já que são muitos fatores determinantes para o seu aparecimento.

Entretanto, existem atitudes que podem ajudar a evitá-lo, como a castração antes do primeiro cio. É comprovado que a castração diminui a chance de desenvolver a doença para 0,05%, enquanto sem a cirurgia a chance pode ser de até 25%.

Outro cuidado muito importante é não automedicar o seu pet! Não é indicado dar medicamentos contraceptivos ou qualquer medicamento que fere alterações nos hormônios sexuais

 

Agora que você já sabe a importância do Outubro Rosa, não deixe de lavar seu pet para um check-up preventivo periodicamente!

O Hospital Veterinário Ponto Vet tem a melhor estrutura para atender seu pet e garantir o melhor tratamento. Venha nos visitar, estamos disponíveis 24 horas para atender seu melhor amigo!

Venha conhecer o Hospital e nossos serviços!

Entrar em contato

Fale Conosco
Whatsapp

Escolha a unidade

Unidade Cocaia:

Av. Brigadeiro Faria Lima 889, Cocaia, Guarulhos/SP

(11) 98976-2746

Unidade Vila Galvão:

Av. Emilio Ribas 2455, Vila Galvão, Guarulhos/SP

(11) 2451-1548

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/b/96/fb/hvpontovet1/public_html/blog/wp-includes/script-loader.php on line 2678